É sempre bom ter bastante cuidado com o seu cartão de crédito, fraudes acontecem dia após dia, e cada vez mais inovadoras.

Preparamos algumas dicas para se sentir mais seguro com seu cartão:

  1. Nunca o perca de vista. Seu cartão é pessoal e intransferível, nunca o perca de vista, nunca empreste-o, e caso um funcionário local diga que vai ter que se ausentar do local por alguns minutos, peça seu cartão de volta.
  2. Cartões de crédito virtuais. Vários bancos utilizam um sistema mais seguro chamado de cartão de crédito virtual, dependendo do seu banco, um número é gerado para apenas uma compra, e em outros um número permanente virtual é criado. Para compras pela internet, é sempre recomendável usar esses cartões virtuais para maior segurança.
  3. Apague o CVV. O CVV do cartão é um número de segurança composto por 3 dígitos, nos cartões American Express são quatro, uma boa medida de segurança é apagá-lo com uma lixa para dificultar a vida de fraudadores, sempre, é claro, anotando o número antes de apagá-lo.
  4. Nunca deixe a senha exposta. Muitas pessoas costumam anotar a senha no próprio cartão de crédito ou na carteira, isso pode ser muito perigoso, as duas coisas por motivos óbvios tem que ser separadas.
  5. Nunca salve seu cartão em lojas. Muitas lojas, principalmente virtuais, pedem para o cliente salvar seu cartão para agilizar futuras compras.Se um dia essa loja for invadida, você poderá ter problemas com seus dados.
  6. Sempre olhe seu extrato. Olhe diariamente seu extrato online do cartão de crédito, ao sinal de qualquer compra suspeita, ligue ao banco imediatamente.
  7. Cuidado com SMS e ligações falsas de bancos. Muitos golpistas enviam SMS, efetuam ligações, e até enviam e-mails se passando pelo banco.Normalmente pedindo alguma atualização de cadastro ou renda.Tome cuidado! ao sinal de qualquer suspeita, ligue para a sua gerente para confirmar. Bancos nunca pedem iTokens e nem senhas por telefone e nem e-mail.
  8. Cuidado com virus no seu computador. Muitos objetivos de malwares e virus de computador é roubar dados bancários, para isso, use sempre um bom anti-virus, como Windows Defender e Kaspersky.
  9. Não ande com todos os seus cartões na carteira. No dia a dia, não há necessidade de andar com todos os cartões na carteira, ande no máximo com apenas dois cartões, um para uso principal e outro para backup. Em caso de assalto ou algo do gênero, você não perde todos os cartões.

Seguido essas dicas, você ficará muito mais seguro com seu cartão de crédito e poderá usufruir de suas vantagens e suas milhas, aproveite!